Ilha de Malta
A distância de 90 km da Sicília e 290 km do norte da África faz com que o clima em Malta seja delicioso. O verão é quente, se estende de maio a outubro, e o inverno não é rigoroso. De dezembro a fevereiro as temperaturas são agradáveis e oscilam entre 15°C e 20°C.
Apesar de ser pequena, com 400 mil habitantes e uma área de cerca de 240 km², Malta tem muitos atrativos. O país é formado por três ilhas (Malta, Gozo e a quase desabitada Comino) e tem muita história. Não sem razão, o território passou pelas mãos de civilizações tão diferentes como fenícios, romanos, árabes, entre muitas outras. Os últimos foram os britânicos que ficaram lá por cerca de 150 anos. Além do seu legado no idioma, eles também deixaram suas marcas no trânsito. Em Malta todos dirigem pela esquerda, como no Reino Unido.
Outro aspecto curioso é o idioma, que à primeira vista soa raro aos ouvidos. O maltês deriva de dialetos árabes e teve forte influência inglesa e italiana. Mas não se assuste com isso, porque ali o inglês também é língua oficial e quase todo mundo o fala fluentemente, além do italiano, que também é muito falado no país.
Ao chegar na ilha e fácil perceber que o turismo é a principal fonte de renda dessa pequena nação. Quem visita o local pode escolher diversos tipos de acomodação: desde modestos albergues, hotéis de três e quatro estrelas, até diversos resorts e luxuosos hotéis de cinco estrelas. Além disso, por enquanto, os preços das acomodações e alimentação são bastante acessíveis e mais em conta do que em outros países vizinhos.
Capital
Com apenas seis mil habitantes, 12 ruas paralelas e sete perpendiculares, Valletta é a capital do país e também o coração comercial da ilha. A cidade fortificada é uma das menores