Os conselhos de Jetro
Correções
1- Jetro recomendou a Moises formar um sistema hierárquico, composto por grupos formados por 10, 100 e 1.000 pessoas, no qual cada grupo, respectivamente, terá assistentes / feitores / supervisores e chefe encarregados em analisar e solucionar os casos mais difíceis. Assim, Moisés se ocuparia apenas dos problemas que o chefe não conseguisse resolver, obtendo assim mais tempo e sem sobrecarregá-lo tanto.
2- As pessoas selecionadas deveriam ter competência, além de outras habilidades, subentendidas em segundo plano, que podem ser entendidas para realizar o trabalho de Moisés, como: Responsabilidade, comunicação, liderança, capacidade de tomar decisões e disposição, entre outras.
3- Sim, concordo, porque a estrutura organizacional sugerida por Jetro propicia divisões e subdivisões, tornando o trabalho mais distributivo e organizado. Além disso, podemos observar a capacitação e treinamento por parte de Moisés para com as pessoas selecionadas para as funções de assistente, feitor, supervisor e chefe; uma vez que elas só podem realizar as suas funções se Moisés os direcionar e os instruir conforme tudo deve ser feito.
Em suma, com as pessoas certas, qualificadas e bem orientadas, as pessoas seriam bem atendidas, o trabalho teria seguimento e Moisés teria mais tempo para outras atividades, sem deixar de tomar as decisões principais.
4- Sim, porque nem todas as pessoas se sentem preparadas para assumir cargos de maior responsabilidade ou porque não possuem as habilidades suficientes ou desenvolvidas para tal.
- Acredito que eu não tentaria persuadir àquelas que recusassem e, sim, ficaria somente com as que aceitassem, para poder submetê-las aos treinos e capacitações específicos.
5- Sim, porque qualquer empresa de qualquer porte necessita de hierarquia e organização, de distribuição de funções e tem a tarefa de delegar responsabilidades para efetivação do trabalho em menor tempo para ganho de tempo.
6- Existem