Conselho de jetro
----------------------------------
----------------------------------
----------------------------------
MODULO 4 – ABORDAGEM NEOCLÁSSICA, ESTRUTURALISTA E COMPORTAMENTAL
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da abordagem clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos:
1 – A administração é um processo operacional composto de funções, como: planejamento, organização, direção e controle.
2 – A administração envolve uma variedade de situações organizacionais e precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo. Ela é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais.
3 – Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros.
4 – A cultura e o universo físico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou de arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica dos princípios de Administração.
Características da Teoria Neoclássica
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes: Pragmatismo: ênfase na prática da administração; Reafirmação dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais de administração; Ênfase nos objetivos e nos resultados; Ecletismo
Princípios Básicos da Organização Divisão do Trabalho. Especialização. Hierarquia Autoridade