Ihc
Esta área incentivou o aparecimento de uma série de novos profissionais que tentam se estabelecer em um mercado ainda em implantação, ou mesmo em definição, que tentam acompanhar uma área que ainda está em fase de estabelecer atividades e competências. Dentre elas destacam-se os seguintes profissionais com suas atividades:
Analista com especialidade em projeto centrado no usuário: Ele saberá conduzir as primeiras atividades de entrevista com os usuários e clientes.Fará a identificação das necessidades e as transformará em requisitos.
Arquiteto de informação: Trabalha junto com analistas ou imediatamente após finalização destas atividades de levantamento de requisitos para entender as regras de negócio e estruturar informações necessárias. Com os requisitos levantados ele se encarrega de definir processos para a estruturação, organização e distribuição de informações e atividades do sistema ou do site em estruturas que possam ser compreendidas para a realização de tarefas interativas.. Ele poderá desenvolverwireframes para a identificação dos espaços destinados aos blocos de elementos. Este profissional pode, ainda, trabalhar na elaboração de textos objetivos e definição de rótulos (webwriting).
WebDesigner: Ele dará continuidade às atividades do arquiteto de informação elaborando, a partir doswireframes e mock upIs, detalhes que darão identidade ao produto. São definidos elementos como tipo e tamanhos de fontes, paletas de cores, logomarcas, ícones entre outros. A alocação dos componentes de interface podem ser reestruturadas caso sejam identificadas tais necessidades. Owebdesigner tem a responsabilidade, também, de tomar decisões de apresentação das informações quando existe a necessidade de estimular os sentidos do usuário para a realização das interações (como são apresentados links, por exemplo).
Especialista em usabilidade: possui competências e conhecimento de conceitos para elaborar análises de sistemas que devam