Resumo de ihc
Faculdade AREA, Engenharia da Computação, 7º Semestre, Turma 08 EC-SM-NT1
Rodrigo Michel Dias Meneses. Entregue ao professor Targino Amorim Neto da disciplina Sistema multimídia
Os softwares educativos para ensino de matemática foram avaliados de baixa qualidade devido a falta de conceitos sobre a aprendizagem, as respostas são dada de forma automática.
A ideia dos designers de softwares educativos é baseado nas analises das atividades sendo insuficiente para o processo de aprendizagem. Seria necessário que professores e alunos usassem o software para uma analise do processo de aprendizagem.
Nas interfaces de software educativos passa a ser usado metodologias e o mesmo paradigma de qualidade adotadas em software não educativos, tornando o software não só capaz de resolver problemas, mas também capaz de ensinar conceitos mediante o uso da interface.
O processo de criação e avaliação da interface é feito sistematicamente com o uso da interface e da aprendizagem, aplicando em modelo teórico de analises que modele o processo de organização de ação com a interface.
A teoria IHC busca avaliar a aprendizagem de uso de interfaces, além de analisar para o uso analisa também os conceitos específicos do software, tornando o usuário capaz de não só aprender a fazer, mas de aprender também os conceitos.
Adota-se a teoria construtivista para ser obtido um esquema mental de conceitos e instrumentos que irão viabilizar a organização das ações.
O esquema mental de Vergnaud permite descrever a organização das ações e identificar por meio de inferências os elementos e a dinâmica interna de tais esquemas mentais, ou seja, informação acerca da realidade que rodeia o usuário mesmo que implícitos.
De acordo com os autores [Gom 1999] [Mou 1970] [Rab 1995], um instrumento existe quando um esquema mental organiza a ação com interface. Esse modelo é analisado para a adaptação do usuário à interface e sua