Iguape
A bacia do Ribeira do Iguape abrange uma área de 24.980 km2, dos quais 15.480 km2 (62%) pertencem ao Estado de São Paulo e 9.500 km2 (38%) ao Estado do Paraná. O principal tributário do Ribeira é o rio Juquiá, cuja foz está localizada 10 km a montante de Registro, abrangendo uma área de contribuição de 5.280 km2. A bacia do Ribeira abrange 23 municípios paulistas e 5 paranaenses. (ISA, 1998).
Um dos primeiros eixos de entrada dos colonizadores europeus em território brasileiro, o Rio Ribeira hospeda em suas margens cidades antigas como Iguape, na foz, e Iporanga, no trecho médio. Suas barrancas e afluentes foram garimpados em busca de ouro e metais preciosos desde o século XVI, entre essas duas cidades fica uma cidade histórica chamada Eldorado. Nessa época, quando os únicos moradores eram os índios, entraram pelo vale grupos de escravos africanos e afros descendentes, ou para lá fugiram posteriormente, originando algumas das atuais comunidades rurais quilombolas que se formaram entre essas cidades. (KARMANN,1994).
No trecho paulista da Bacia do Ribeira e regiões limites,foram implementadas várias Unidades de Conservação estaduais: o Parque "Intervales" no interflúvio da Bacia do Ribeira com a Bacia do Paranapanema, o "Petar" na região de cavernas entre Apiaí e Iporanga, o "PEJ", mais abaixo, em torno de Jacupiranga, e uma extensa Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Mar, com quase