Igreja S O Francisco De Assis
Função: A Igreja São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, tendo como objetivo inicial desenvolver a área norte da cidade através da realização de cultos religiosos, mas esses cultos foram impedidos de ser realizados por 14 anos pela Igreja Católica e ainda virou um dos mais conhecidos “cartões postais” de Belo Horizonte.
Representação simbólica de poder político e religioso:
• Político: O Conjunto Arquitetônico do qual a Igreja São Francisco de Assis faz parte foi projetado por Oscar Niemeyer, sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek, que queria desenvolver uma área ao norte da cidade, que viria a se chamar Pampulha e acabou se tornando um dos mais conhecidos cartões postais da cidade.
•Religioso: Diferente das igrejas que estamos habituados a ver, a Igreja São Francisco de Assis um estilo de construção diferente.
Classe social com o qual ele dialoga:
É uma igreja que atualmente dialoga com uma parte mais abrangente da população, pois maioria das pessoas não se importam com o estilo de construção, porém ainda existem pessoas tradicionalistas que são contra a igreja.
A época em que foi construído:
Foi construída em 1942, durante o mandato do prefeito Juscelino Kubitschek e inaugurada em 1943.
Função:
A Igreja São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, tendo como objetivo inicial desenvolver a área norte da cidade através da realização de cultos religiosos, mas esses cultos foram impedidos de ser realizados por 14 anos pela Igreja Católica e ainda virou um dos mais conhecidos “cartões postais” de Belo Horizonte.
As transformações funcionais ocorridas ao longo do tempo:
A Igreja São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943 e logo seduziu artistas e arquitetos, devido suas curvas, mas ao mesmo tempo escandalizou o ambiente cultural da cidade, de tal forma que as autoridades eclesiásticas (bispos, arcebispos, cardeais) não permitiram por muitos anos