Igreja Santa Madalena
Paris | Século XVIII/XIX
Universidade de Évora|Arquitetura|Arquitetura do Século XIX
Índice
Introdução……………………………………………………………………………3
A Igreja de Santa Madalena quanto a sua história………………………………..4
A Igreja quanto aos seus aspectos arquitetónicos………………………………....7
Conclusão…………………………………………………………………………………...11
Bibliografia………………………………………………………………………………..…12
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina Arquitetura do Século XIX, lecionada no 2º ano do mestrado integrado de Arquitetura da Universidade de Évora, e tem como finalidade a investigação de diversos casos de estudo, que no nosso caso particular elaborou-se o trabalho sobre Église de Madeleine, em Paris, datada entre os séculos XVIII e XIX.
Teve-se como principais objetivos, a análise crítica do edifício, a sua localização e relações com a envolvente dentro do seu contexto histórico, as espacialidades e funcionalidades arquitetónicas, e por fim um balanço crítico individual a partir deste trabalho. A Igreja de Santa Madalena quanto a sua história
O presente tema de trabalho encontra-se submerso num período histórico, político e social, que coincidiu com inúmeros eventos de diversas ordens e dimensões que contribuíram para uma grande mudança da humanidade.
A igreja de Madeleine foi planeada dentro dos padrões Neoclássicos, que se traduzia num movimento que exercia forte influência na arte e na cultura de todo o ocidente entre os séculos XVIII e XIX, tendo como base os ideais iluministas e da cultura da antiguidade clássica, defendendo os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como reação contra os excessos decorativos e dramáticos do Barroco e Rococó.
A igreja de Madeleine encontra-se próxima a Praça da Concórdia, em Paris, França e é consagrada católica apostólica romana em 1842, onde na sua parte estética remete a inspirações pela arquitetura em forma de templo clássico grego.
A sua construção iniciou-se em 1764 por