ToxicologiA
O trabalho tem como principal objetivo, o estudo de um determinado produto químico, neste caso o acido sulfúrico, bem como, todos os cuidados a ter no uso e manuseamento do mesmo. A toxicologia é uma ciência voltada para o estudo dos efeitos de substâncias químicas nos organismos. A toxicologia utiliza conhecimentos e métodos científicos, principalmente, da Biologia, Química, Medicina e Farmacologia. 1. O que se entende por toxicologia?
A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais de várias áreas entre elas podemos citar as seguintes:
Toxicologia Clínica
Toxicologia Ocupacional
Toxicologia de Alimentos
Toxicologia Ambiental
Toxicologia Experimental
2. O que se entende por intoxicação?
A intoxicação é a fase que vai desde o momento em que agente químico entra em contato com o agente biológico, até o momento em que a intoxicação é visualizada através dos sinais e sintomas clínicos, ocorrem uma serie de etapas metabólicas que compõem a chamada Fases da Intoxicação.
2.1. Fases/etapas da intoxicação
As Fases da Intoxicação que são quatro:
1. Fase de Exposição - Contacto do agente tóxico com o organismo.
2. Fase Toxicocinética - Nesta fase o organismo reage sobre o agente tóxico, procurando diminuir ou impedir a ação nociva da substância sobre ele.
É de grande importância, porque dela resulta a quantidade de agente tóxico disponível para reagir com o recetor biológico e, consequentemente, exercer a ação tóxica.
A fase toxicocinética é constituída pelos seguintes processos: absorção, distribuição, eliminação.
3. Fase Toxicodinâmica - O agente tóxico interage com os recetores biológicos no sítio de ação e desta interação resulta o efeito tóxico. O órgão onde se efetua a interação agente tóxico-recetor (sítio de ação) não é, necessariamente, o