Ignição
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
ALUNO: HESLLER HULLER GOMES DA SILVA - 0912205
DISCIPLINA: AUTO VEÍCULO
RESUMO SOBRE IGNIÇÃO
A ignição tem por objetivo infamar a mistura ar-combustível no momento exato de compressão, isso é feito por meio de uma faísca elétrica entre eletrodos de uma vela de ignição dentro da câmara de combustão.
Uma boa ignição é um quesito básico para que o motor possa funcionar bem, e as falhas na ignição podem ocasionar: falhas na combustão, danificação ou mesmo destruição do catalisador, valores ruim e prejudiciais de emissões, consumo mais elevado e menor potencia do motor.
A faísca elétrica da ignição só ocorre quando a tensão necessária para a ignição é atingida, e essa tensão é dependente da distancia entre os eletrodos ( quanto maior a distancia maior tensão é necessária ) e da mistura ar-combustível. Depois do salto da faísca a tensão cai para a tensão de queima, a duração desta depende do comprimento do plasma da faísca. Durante o tempo de ignição a faísca é convertida energia do sistema de ignição na faísca de ignição. E por fim após o rompimento da faísca a tensão é amortecida e cai para zero.
Agora falando um pouco sobre a inflamação da mistura podemos dizer que a faísca gerada nos eletrodos gera um plasma de alta temperatura, essa faísca deve fornecer uma energia de aproximadamente 0,2 mJ para a inflamação de uma mistura ar-combustível. Para inflamar misturas “pobres” ou motores sobrealimentados é necessário tensões maiores, em outros casos como por exemplo na falta de homogeneidade da mistura, a faísca deve ter um tempo de duração um pouco maior, e no caso de turbulências na mistura é necessário faíscas sequenciais para inflamar todo o combustível.
O ponto de ignição no motor Otto é referido ao ponto morto superior do tempo de combustão, e este é outro fator importante pois ele influencia no: torque entregue, nas emissões de