IFRS
O IAS 1 Presentation of Financial Statements dispõe sobre as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações. É aplicada a todas as entidades que necessitem, ou não, de preparar demonstrações consolidadas.
Esta Norma indica a base de apresentação de demonstrações financeiras para garantir a transparência e coparação com as demonstrações financeiras de períodos anteriores da organização quanto com as demonstrações financeiras de outras organizações.
Um conjunto completo de demonstrações financeiras deve incluir:
balanço patrimonial; demonstração do resultado; demonstração das mutações no patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa e notas explicativas.
Uma entidade cujas demonstrações financeiras cumpram as IFRSs fará uma declaração explícita e sem ressalvas desse cumprimento nas notas explicativas. Uma entidade não descreverá as demonstrações financeiras como cumpridoras das IFRSs, exceto se cumprirem todos os requisitos das IFRSs. Ao preparar demonstrações financeiras, a administração fará uma avaliação da competência de uma entidade de continuar em operação. Uma entidade apresentará separadamente cada classe relevante de itens similares. Uma entidade apresentará um conjunto completo de demonstrações financeiras pelo menos anualmente. Exceto quando as IFRSs permitirem ou exigirem de outra forma, uma entidade divulgará informações comparativas em relação ao período anterior para todos os valores reconhecidos nas demonstrações financeiras do período corrente. Uma entidade incluirá informações comparativas para informações narrativas e descritivas quando for relevante para a compreensão das demonstrações financeiras do período corrente. Uma entidade identificará claramente as demonstrações financeiras e as diferenciará de outras informações no mesmo documento publicado.
Quanto ao modelo de apresentação