Trabalhos
1) Quais as possibilidades de inserção da psicologia na saúde coletiva?
O campo da saúde coletiva demanda um modo diferenciado de estar a serviço do outro. Em relação ao psicólogo, a demanda é por uma postura crítico-reflexiva mais comprometida com o contexto sociocultural e político de sua prática e com o compartilhar de ações e responsabilidades que ultrapassem rótulos diagnósticos. É lhe exigido, ainda, que vá ao encontro do usuário, fazendo-se presença constante nos múltiplos espaços institucionais – rompendo, dessa forma, com a prática tradicional do perito e de anulação da alteridade.
2) Como a saúde coletiva está presente em sua vida pessoal, profissional e acadêmica?
3) Cite e explique as principais características dos modelos de proteção social.
Na atenção à saúde, os modelos de proteção social mais encontrado nos países de industrialização avançada são os de seguro social, residual e o de seguridade ou universal.
Modelos de seguro social – dão ênfase às ações curativas individuais e as coletivas são relegadas a segundo plano. Essa separação, além de ser mais onerosa, dificulta a garantia da atenção integral.
Modelo residual – o Estado não assume para si a responsabilidade de garantia de proteção universal à saúde e protege apenas alguns grupos mais pobres. Este modelo no qual prevalece o mercado gera enorme ineficiência, devido à baixa regularização estatal, miríade de prestadores e provedores seguros.
Modelos universais – são apontados como mais eficientes (fazem mais com menos recursos), mais equânimes e, portanto, com maior impacto positivo nas condições de saúde. Este modelo é centralizado e integralmente estatal.
4) O que é política de saúde? Exemplifique.
A política de saúde deve ser tratada como uma política social, ou seja, uma política que está voltada para a reprodução dos indivíduos e das coletividades. Esta política tem como objetivo entender que, como as demais políticas sociais a política de saúde