IFRS
1. INTRODUÇÃO 04
2. METODOLOGIA 05
CAPITULO I: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DA CONTABILIDADE
E DO IFRS 06
1.1 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE 06
1.2 HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL 09
CAPÍTULO II – A IMPORTÂNCIA DA HARMONIZAÇÃO CONTABIL
E O IFRS 11
2.1 GLOBALIZAÇÃO 11
2.2 TECNOLOGIA 12
2.3 A HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL 13
2.4 A HARMONIZAÇÃO E O IFRS 15
CAPITULO III: AS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO
DA HARMONIZAÇÃO INTERNACIONAL NO BRASIL 20
3.1 LEGISLAÇÃO E INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 21
3.2 EDUCAÇÃO E IDIOMA 24
3.3 OBSTÁCULOS A HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL 27
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS 28 BIBLIOGRAFIA 30
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho abordará a importância da harmonização contábil no cenário econômico atual, bem como os impactos da harmonização contábil na captação de recursos de investidores. Todavia existem muitas dificuldades encontradas pelos profissionais da área contábil no processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade para as Normas Internacionais de Contabilidade especificamente o IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Informações Financeiras) que hoje é o padrão contábil mais aceito internacionalmente.
Atualmente a Contabilidade vem passando por mudanças significativas e não é apenas no Brasil e sim em diversos países, os mesmos vêm adotando como novo padrão de contabilidade as normas internacionais de contabilidade mais precisamente o IFRS.
No Brasil esse processo começou a partir da Lei Nº 11.638/07 que trouxe consigo diversas mudanças nos critérios contábeis que antes eram aplicados com base na Lei Nº 6.704/76. Não apenas no Brasil, mas no mundo todas as demonstrações financeiras são utilizadas para captação de novos