Iepic
A primeira instituição brasileira para formação de professores tem 175 anos e continua em atividade. Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), de Niterói, que, em contraste com sua tradição, vive as questões atuais das escolas no Brasil. Em especial, as mudanças que a LDB determina na formação para o magistério.
O IEPIC é escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, atendendo ao todo 3.900 alunos. Mas se destaca pelo curso Normal, de nível médio, que conta, hoje, com 1.100 estudantes. A procura pelo curso é alta, de acordo com a diretora do Instituto, Professora Lien Borges. Ela atribui a grande demanda ao reconhecimento da qualidade e da tradição do IEPIC, que já em 1835, seu ano de criação, dedicava-se a formar para o magistério.
De qualquer modo, face às mudanças vindas com a LDB, o curso Normal do IEPIC também sofreu modificações: sua duração,era de 4 anos agora é de 3 anos, e, na grade curricular, abriu-se espaço para que mais disciplinas especializadas sejam oferecidas. As alterações, determinadas pela Secretaria de Educação, visam a fortalecer a formação docente de nível médio, aproximando-a dos padrões defendidos pela LDB.
O Colégio oferece disciplinas que reforçam os conhecimentos dos alunos em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil. É uma estratégia para que os profissionais formados encontrem seu espaço no mercado de trabalho, mesmo competindo com professores com escolaridade superior. Sua origem data de 4 de abril de 1835, quando o então Presidente da Província do Rio de Janeiro, Joaquim José Soares de Souza ( o Visconde de Itaboraí ), sancionou o Ato nº 10 da Assembléia Legislativa, de 1º de abril do mesmo ano, que criou uma instituição de ensino com a denominação de "Escola