IED CASO CONCRETO 2
a) O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?
R: As Grandes Navegações foram em busca de novas riquezas, por parte dos europeus, e a necessidade de encontrarem novas rotas. Para isto, o conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo que conhecemos hoje: novos mares, terras, povos, culturas, crenças foram desmitificadas, etc. Como a atividade extrativista era mais evidente, o Brasil despertou atenção pela abundância de Pau-Brasil, mercadoria valiosa, pois dela extraíam tinta para os europeus. Assim, pode-se relacionar de certa forma o descobrimento com o fenômeno das Grandes Navegações. b) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?
R: Direito Romano-germânico (Civil Law), no qual os reis (monarcas) eram os “legisladores” do sistema.
c) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII? R: O Rio de Janeiro tornou-se capital da colônia portuguesa em 1763. Em 1808, virou a sede de todo o império português, com a atropelada fuga da monarquia de Lisboa para o trópico. O Rio passou a ser a capital de um império que incluía Angola e Moçambique, na África; Goa, na Índia; Timor, Sudeste Asiático; e Macau, China.
Questões objetivas 2,3,4 do capítulo 1 do Livro Didático. Gabarito: 2 - d; 3 - b; 4 – c.