Idosos
Redes de relações sociais e familiares
Os idosos tendem a conviver entre membros da sua própria geração, seja para desenvolver atividades de lazer, como clubes da terceira idade, ou para exercer ações de caráter mais político, como as associações de aposentados. As demais pessoas com quem o idoso se relaciona, além de seus familiares, serviriam como fonte de informação ao desenvolvimento, à manutenção do autoconceito e à regularização das suas emoções. O apoio social é um fator importante para a pessoa com mais idade poder manter-se com autonomia e ter um envelhecimento satisfatório, sem tantos efeitos negativos aponta que as pessoas de idade que participam de redes sociais de forma ativa e que recebem apoio social informal são as que possuem melhor saúde física e mental. Considera que a família é a principal fonte de apoio informal.
A família é único recurso dos idosos diante da falta de políticas de apoio social ao idoso. Mais muitas vezes esse recurso não é “disponível”, filhos, netos ou parentes os abandonam, deixam em asilos ou sem os devidos cuidados. São maltratados, sofrem violência verbal, física e por isso ficam com vários problemas, principalmente na saúde. Muitas vezes são os próprios filhos que fazem isso. Não tem o devido direito a saúde, mas não por falta de médicos ou hospitais, mas sim porque os parentes não ligam, fazem pouco caso da situação, que muitas vezes se agrava causando piores consequências.
Mas não é só a família, hoje em dia é comum vemos as famílias contratarem pessoas para cuidarem dos idosos, já que muitas vezes passam o dia trabalhando. E esse cuidadores se aproveitam, e não fazem o que era pra ser feito, espancam os idosos, não dão os remédios nas horas devidas, nem alimentação, deixam eles “jogados”.
E muitas vezes os idosos que são abandonados não tem direitos a saúde, moradia, e são abandonados na rua, em péssimas condições, vão pra locais que dependem do governo, que muitas vezes estão em péssimas condições,