Idosos
Introdução
Esta Prova de Aptidão Profissional (PAP) foi realizada no âmbito do Curso Profissional de Animador Sociocultural.
Tem como tema os jogos na terceira idade. A escolha do mesmo decorre da experiência obtida no estágio anterior, que despertou o interesse e a vontade de continuar a interagir com os idosos e, também, o facto dos jogos poderem trabalhar diferentes características de acordo dos objetivos que queremos atingir, por exemplo, se quisermos conhecer o nosso público-alvo, podemos fazer um jogo de apresentação e, assim, descobrimos características, gostos e rotinas individuais do nosso grupo.
Existem muitas vantagens em trabalhar com os seniores, nomeadamente: podemos desenvolver o envelhecimento ativo1 e a autoestima, melhorar a qualidade de vida, ocupar o tempo livre, valorizar os seus conhecimentos e sua experiência de vida.
Mas também encontramos muitas dificuldades. O idoso é uma pessoa frágil que requer atenção especial uma vez que eventualmente apresenta algumas limitações físicas e/ou psicológicas, devido a doenças como, por exemplo, Alzheimer2. Alguns podem ser analfabetos3. Por outro lado, cansam-se facilmente da atividade. Podem, ainda, estar com uma elevada taxa de autodesmotivação, devido à rotina diária a que estão sujeitos (por exemplo estarem sentados todo o dia a ver televisão, sem realizar outras atividades).
Por fim, este projeto será organizado de acordo com as indicações dadas pelas minhas orientadoras e apresentar-se-á da seguinte forma:
Introdução - uma breve explicação do projeto, dos motivos que conduziram à escolha do tema, das vantagens e das dificuldades de trabalhar com este público-alvo e da forma como se encontra organizado;
Parte 1 – Enquadramento Teórico – Aqui farei uma breve explicação do que é Animação Sociocultural, a origem, o perfil do animador, as saídas profissionais e as áreas de intervenção. Farei, também, umas considerações sobre o idoso e a temática a desenvolver. Para encerrar,