idosos dependentes
PLANO DA POLÍTICA SOCIAL DO IDOSO
Santa Luzia
2012
PLANO DA POLÍTICA SOCIAL DO IDOSO
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: direito e ação social, trabalho profissional-1, política sociais-2 e planejamento social. Prof. Edna Braun, Jossan Batistute, Rodrigo Eduardo Zambon.
Santa Luzia
2012
POLÍTICA SOCIAL REFERENTE Á PESSOA IDOSA
A busca para a implementação das políticas públicas destinadas ás pessoas idosas torna cada vez mais necessária em nosso país. Para a garantia dos direitos dos idosos ainda será necessária muita luta para que sejam respeitados e assegurados. Se o idoso alterar comportamentos e atitudes para se transformar em protagonista de sua própria ação e reivindicação, poderá obter muito mais conquista.
O sucesso das transformações sociais, ao acolherem o envelhecimento saudável, é proporcional à precariedade dos mecanismos de que dispomos para lidar com a velhice frágil e dependente. Vive-se um novo paradigma demográfico, bastante diferente do vivido no passado recente. O que se pode esperar para meados deste século no Brasil e em quase todo o mundo é a proliferação de famílias de filho único, alta esperança de vida ao nascer, que pode atingir 100 anos nos países desenvolvidos em meados deste século, um reduzidíssimo crescimento populacional e uma população superenvelhecida. Isso coloca novas questões na agenda das pesquisas acadêmicas e das políticas públicas, bem como traz novas demandas de recursos humanos: de que maneira a sociedade contemporânea, calcada em pressupostos que defendem a liberdade individual e a autonomia, tem atendido às demandas de seus cidadãos mais longevos que podem estar saudáveis e autônomos, mas também podem encontrar-se frágeis e dependentes?
O novo perfil