IDH e estrutura fundiária na Zona da Mata
1- Apresentação................................ 3
2- IDH............................................... 4
3- Estrutura Fundiária...................... 10
4- Bibliografia.................................. 12
1- APRESENTAÇÃO:
O presente trabalho tem por função apresentar uma breve análise de dois aspectos presentes na região da Zona da Mata Mineira e Microrregião de Juiz de Fora, encontradas em Minas Gerais. Devido à dificuldade de se encontrar materiais de estudos específicos da Zona da Mata Mineira, a análise foi se adequando ao que encontrávamos, englobando algumas vezes a microrregião de Juiz de Fora, que é composta por 33 cidades: Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goiana, Guarará, Juiz de Fora, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Paiva, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira.
Para melhor visualização das cidades citadas acima, pode-se verificar a seguinte imagem:
2- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Considerando que o IDH é uma medida comparativa usada para classificar a região estudada pelo seu “grau de desenvolvimento” composto por estatísticas como a expectativa de vida ao nascer, taxa de analfabetismo e acesso à educação, PIB per capta entre outros dados, podemos avaliar os seguintes dados e tirar algumas conclusões.
Segundo os dados do relatório do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil podemos constatar que:
Situação em 1991
Em 1991, o(a) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil era 0,696. Dentre os municípios da microrregião Juiz de Fora, o município com o