Educação do campo
Este documento é o resultado da qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território Cocais, é também complementação dos estudos já elaborados para o Território que compõem às ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT), desenvolvidos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial.
No texto estão incluídos dados e informações do PTDRS realizado em 2005 e do Estudo Propositivo realizado em 2007. Os dados secundários foram revisados, à exceção daqueles em que não havia informações diferenciadas. Parte dessas informações foi obtida nas instituições IBGE, IMESC, INPE, UEMA e MDA Estão incluídos as informações relativas aos municípios Codó, Coroatá, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Peritoró que, à época da elaboração do PTDRS, não faziam parte do Território.
A estrutura do documento original foi mantida com duas partes. Na primeira um diagnóstico do Território, utilizando-se das informações dos 17 municípios, e a segunda, o Plano propriamente dito, incluindo as estratégias de implantação e a caracterização do processo de gestão, levando-se em conta, especialmente, os projetos de infraestrutura que sejam estruturantes para o desenvolvimento das comunidades rurais e dos assentamentos de reforma agrária.
A instituição responsável pela qualificação desse Plano foi a COOSPAT que responsabilizou uma equipe de consultores para sua elaboração. Na prática, participaram sete técnicos de diversas áreas, que exerceram dos seus conhecimentos específicos e das suas experiências para a obtenção das melhores e mais necessárias informações de modo a produzir o melhor documento possível, que está apresentado a seguir.
Aqui estão informações que fazem um retrato do Território, os problemas identificados, e, mais importante, as propostas em forma de programas e projetos apontados pelos atores e atrizes sociais, das entidades parceiras,