A região nordeste brasileira e suas principais cracterísticas
A REGIÃO NORDESTE E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
MACAPÁ-AP
2011/1
FAMA- FACULDADE DE MACAPÁ
CLOVIS DOS SANTOS PEREIRA
A REGIÃO NORDESTE E SUAS PRINCIPAIS CARACTERIÍSTICAS
Trabalho apresentado a disciplina de H.C.S, como requisito avaliativo do Curso de Bacharel em Direito da Faculdade de Macapá- FAMA, orientado pelo Professor Walber Teles.
MACAPÁ- AP
2011/1
EPÍGRAFE
A população vive uma histeria generalizada, uma síndrome coletiva do medo, explorada demagogicamente pelos meios de comunicação e pelo movimento de leis e ordens, que costumam criticar veementemente os defensores dos direitos humanos e propõem aumento da repressão, o agravamento das sanções, a criação de novas figuras penais (...) como se mediante tais alterações legislativas, fosse possível reprimir a criminalidade.
Rogério Gesta Leal
INTRODUÇÃO
O Nordeste foi definido como região Brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui uma área semelhante à da Mongólia, uma população, relativamente, pouco menor que a da Itália e um IDH médio-alto, próximo ao de El Salvador. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (com 36.727.931 eleitores em 2010), o menor IDH (em 2005) e o terceiro maior PIB (em 2008). Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região encontra-se dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas. É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio