interxtualidadr
304 palavras
2 páginas
Com muita frequência um texto retoma passagens de outro. Quando um texto de carater científico cita outros textos, isso e feito de maneira explicita. O texto citado vem entre aspas e em nota indica se o autor e o livro de onde se extraiu a citação. Já num texto literário a citação de outros textos é implícita, ou seja ,um poeta ou romancista nao indica o autor e a obra de onde retira as passagens citadas ,pois pressupõe que o leitor compartilhe com ele um mesmo conjunto de informações a respeito das obras que compõem um determinado universo cultural . A essa citação de um texto por outro ,a esse diálogo entre os textos da se o nome de intertextualidade.
Um texto cita outro com , basicamente,duas finalidades distintas :
a) para reafirmar alguns dos,sentidos do texto citado (parafrase)
b) para inverter , contestar e deformar alguns dos sentidos do texto citado ; para polemizar com ele
(Parodia).
Pressupostos e subentendido)
As informações implícitas dividem-se em pressuposto e subentendido.
Pressuposto: são idéias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a parir de certas palavras ou expressões contidas nas frases.
Os pressupostos são marcados, nas frases, por meio de vários indicadores linguísticos, tais como alguns verbos, adverbios, conjunções, preposições, etc.
Subentendido: São Insinuações escondido por trás de uma afirmação. O subentendido é de responsabilidade do ouvinte. Ele difere do pressuposto num aspecto Importante, já que o pressuposto é um dado posto como indiscutível para o falante e o ouvinte, não é para ser contestado. Na informação subentendida o falante, esconde-se por trás do sentido literal das palavras das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte compreender. O subentendido serve para o falante proteger-se diante de uma afirmação que quer transmitir sem se comprometer com ele.