Ideologias
Ideologias
Pode-se dizer que a “Classe Social” é fragmentada em três teorias distintas, mas que de certa forma se unem dentro de um mesmo contexto. São elas: 1° Renda, Profissão e Educação, o individuo é classificado pelo que ganha, pela atividade que exerce no mercado de trabalho, ou ainda pela sua escolaridade; 2° Padrão de Vida e Cultural, ou seja, grupos formados com os mesmos ideais e estilo de vida, e a 3° Nos mostra o porquê de uns ganharem muito e outros tão pouco.
“O conceito "classe social" é fundamental em sociologia. É da compreensão clara e profunda desse conceito que nascem as possibilidades concretas de se poder mudar alguma coisa na sociedade”. (GUARESCHI, 1940, p.74)
Segundo (GUARESCHI, 1940), classe social é algo de suma importância no que diz respeito ao estudo da sociedade. Analisando suas teorias podemos afirmar que, se conseguirmos compreender e aplicar seu ponto de vista teremos a oportunidade de mudar pensamentos preconcebidos impostos pela sociedade, que foram adquiridos com o passar dos anos por experiências culturais de grupos distintos.
Da mesma forma como citado na teoria por renda é possível dizer que, atualmente o esporte em geral é qualificado por poder aquisitivo, já que pessoas de classe alta possuem vagas garantidas independente da modalidade, enquanto aquele atleta de família humilde conquista espaço pelo seu esforço e determinação, sendo assim obrigado a trabalhar o dobro ou o triplo para se manter em atividade.
Principalmente em esportes sofisticados como: Golfe, Hipismo, Automobilismo, Tênis entre outros, onde pessoas de baixa renda raramente conseguem uma oportunidade para competir ou mesmo praticar. Existem algumas exceções que estão associadas por relações de proximidade informal, por exemplo: O motorista do carro de golfe, o caseiro de uma fazenda que cuida dos cavalos, ou mecânico do carro do piloto, ou até o recolhedor de bolas (gandula), pois estes mesmo que informalmente já