Relat rio de campo topografia
CEZAR AUGUSTO MARIANO
EDINEI CARBONERA
LUIZ HENRIQUE
SANDRO BATISTA
TIAGO MARCONDES SANTOS
WALTER SANTOS
WAGNER SARAIVA
RELATÓRIO DE CAMPO
curitiba
2015
CEZAR AUGUSTO MARIANO
EDINEI CARBONERA
LUIZ HENRIQUE
SANDRO
TIAGO MARCONDES SANTOS
WALTER SANTOS
WAGNER SARAIVA
RELATÓRIO DE CAMPO
Trabalho apresentado à disciplina de Topografia II do curso de engenharia civil como requisito para obtenção de nota parcial do 2º bimestre da Faculdade Educacional Araucária.
Professor: Luiz Octávio Oliani.
curitiba
2015
INTRODUÇÃO Na topografia buscamos representar o terreno em um desenho, para isso coleta-se medidas e ângulos do terreno. Existem diferentes métodos e equipamentos para realizar o levantamento dessas medidas e ângulos, seja para representar apenas um plano horizontal ou um perfil de desnível.
OBJETIVO
Nesse trabalho buscamos demonstrar a diferença entre os métodos utilizados para levantamento do desnível entre os dois pontos escolhidos, bem como o desnível entre eles.
METODOS UTILIZADOS
NIVELAMENTO GEOMETRICO - VIZADAS EQUIDISTANTES
Para realizar este método, fizemos o nivelamento do tipo geométrico com visadas equidistantes e para isso fomos ao laboratório, pegamos o nível topográfico, duas miras e dois níveis de cantoneira. Definimos o primeiro ponto da mira que ficou no pátio de estacionamento, mais precisamente no local das motos, fomos até o terceiro andar da faculdade onde colocamos o último ponto da mira, para chegarmos a este ponto fizemos vários nivelamentos subindo pela rampa. Foram oito pontos do equipamento de nível e dezesseis das miras. No contranivelamento usamos o primeiro ponto no terceiro andar da faculdade e o último no pátio de estacionamento. Foram sete pontos do equipamento e quatorze das miras. Assim finalizando o levantamento topográfico por nível.
NIVELAMENTO TRIGONOMETRICO
Neste método, fizemos um levantamento planialtimétrico de uma poligonal fechada, para isso