Ideologias geográficas fichamento
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CCT
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
ALUNO: FRANCISCO RODRIGO RAMOS DA SILVA
CURSO: GEOGRAFIA/BACHARELADO
PROFESSORA: ARACI SÃO THIAGO
Fichamento: Ideologias Geográficas
“O espeço produzido é um resultado da ação humana sobre a superfície terrestre que expressa, a cada momento, as relações sociais que lhe deram origem. Nesse sentido, a paisagem manifesta a historicidade do desenvolvimento humano, associados objetos fixados ao solo e geneticamente datados.” (Capítulo 1; página 15; 1° parágrafo)
Os seres humanos são responsáveis pelo seu “território”, ou seja, sua construção e dinâmica. As relações interpessoais existentes nesse território gera uma cultura, que por sua vez, carrega em si um histórico desde seu princípio.
“Não há humanização do planeta sem uma apropriação intelectual dos lugares, sem uma elaboração intelectual dos lugares, sem uma elaboração mental dos dados da paisagem, enfim, sem uma valorização subjetiva do espaço.” (Capítulo 1; página 16; 2° parágrafo)
A partir do momento que o homem conhece o lugar, passa a ocupa-lo. Assim, o homem passa a se socializar nesse espaço que previamente foi conhecido e não lhe trouxe ameaça.
“As formas espaciais são produto de intervenções teleológicas, materializações de projetos elaborados por sujeitos históricos e sociais. Por trás dos padrões espaciais, das formas criadas, dos usos do solo, das repartições e distribuições, dos arranjos locacionais, estão concepções, valores, interesses, mentalidades, visões de mundo.” (Capítulo 1; página 16; 2° parágrafo)
O homem antes de ocupar pensa em como ocupar, em o que fazer com o espaço. Dessa forma, com ideologias concebidas o homem coloca na prática da construção do espaço aquilo que ele acha “certo”.
“A paisagem é um registro de época e um documento de cultura.” (Capítulo 1; página 23; 2° parágrafo)
A paisagem é construída/modificada pelo homem, dessa forma, ela demonstra como o