geografia huana
O geógrafo suíço Jean Brunhes afirma que o desenvolvimento das sociedades humanas em um determinado espaço geográfico atende a três fatos essenciais: demanda de necessidades vitais, trabalho e satisfação da demanda de necessidades vitais.
A geografia social, conhecida no final do século XIX, por via da contribuição de Reclus. Antecedeu a utilização do termo geografia humana feita por Brunhus
“Geografia Humana é o trabalho de cunho sistemático no qual antecipa todo o debate ambiental atual, desde o problema do desmatamento ao da água, em suas vinculações com o processo de formação do espaço” (MOREIRA, Ruy, 2009, pag. 75)
Brunhes, geógrafo francês nascido em Toulouse em 25 de outubro de 1869 e morreu em Boulogne-Billancourt em 25 de agosto de 1930 . O filho de um professor de matemática , Jean Brunhes, no final de sua carreira na Faculdade de Ciências de Lyon , tornou-se professor de história e geografia em 1892 , tendo sido um estudante da Ecole Normale Superieure , em Paris. Seguindo o conselho de Paul Vidal de la Blache , vencedor da primeira turma da Fundação Thiers em 1893 , passou mais de um ano na Espanha, onde estudou o futuro tema de sua tese. Esta tese, inovadora, defendida em 1902 , é intitulado "Irrigação suas condições geográficas, os seus métodos, a sua organização no. Península Ibérica e Norte de África:. estudo da geografia humana " Professor naUniversidade de Freiburg em 1896, e, em seguida, em Lausanne , em 1907, foi o primeiro professor do mundo a usar o termogeografia humana .
Brunhes era um geógrafo atípico, não tendo conseguido fazer a sua carreira universitária na França. Em primeiro lugar por causa de suas