Teoria moderna sobre cultura
DISCIPLINA:
PESQUISA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PROFESSOR (A):
Paulo Nunes ALUNA:
Ana Caroline dos Santos Protázio
DATA:27/06/2013
Fichamento de leitura p.7 a p.13
ZILÁ, Bernd. O que é negritude. São Paulo: Brasiliense,volume 209 coleção primeiros passos.1988. Digitalizado 2008.58p.
Apresentação
Negritude e orgulho de ser negro em um território múltiplo, rico em sua mistura de descendências e que ainda assim prevalece o racismo. No livro, Zila Bernd trata desse orgulho que a cultura eas tradições afro-brasileiras trazem para um Brasilque, na maioria das vezes, não aprende a valorizar as contribuições da raça negra para a cultura nacional, portanto como gerar uma aproximação e reconhecimento maior desse povo negro? Uma valorização que, no ano da comemoração do centenário da Abolição da Escravatura, mais do que nunca se torna oportuna, para não dizer obrigatória.
A autora propõe uma construção de significados e sentidos no uso do termo Negritude. Muitas vezes associado a um processo de conscientização em ser negro. Um movimento político e ideológico, que para muitos foi descartado, inexistente, contudo, aponta para a necessidade de fomentar o debate no cenário atual, mantendo sempre em renovação esse diálogo.
A construção do Estereótipo
Estereótipo. Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão;4. Preconceito; 5. Coisa que não é original e se limita a seguir modelos conhecidos. Lugar comum.
Termo com o objetivo de tornar uma única verdade como universal sejapor ignorância, ou quando há um interesse específico de se tornar verdadeiro algo que gera questionamentos quanto a sua veracidade. p. 12 – “O maior perigo da ideologia...” Não é apenas permitir a dominação de um grupo ou de outro, mas procurar atribui a causas falsas de preferência apresentadas através do discurso pretensamente cientifico e verdadeiro a dominação real.Filósofos; no século XVIII como