Ideologia
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, várias ideologias se destacaram como a ideologia fascista que foi implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista. Ideologia comunista implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social. A ideologia democrática surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política. Ideologia capitalista surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas. Ideologia conservadora: ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade. Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder e também a ideologia nacionalista que provoca a exaltação e valorização da cultura do próprio país.
Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma