Ideologia
1. Sentido geral e positivo: conjunto de ideias, crenças ou opiniões sobre algum ponto sujeito à discussão.
Assim, quando perguntamos qual a ideologia de determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, ao corpo sistemático de ideias e ao seu posicionamento interpretativo diante de certos fatos. Dessa forma, podemos destacar duas correntes ideológicas:
Ideologia liberal X ideologia socialista: as duas principais visões políticas, sociais e econômicas do nosso tempo.
2. Sentido restrito: o termo ideologia aparece pela primeira vez em 1801 no livro de Destutt de Tracy, Eléments d’Idéologie (Elementos de Ideologia). Posteriormente, outros autores como Augusto Comte, Durkheim, Max Weber, Manheim assumindo sentidos diferentes em cada um deles.
Contudo, o sentido pejorativo dos termos “ideologia” e “ideólogo” veio de uma declaração de Napoleão Bonaparte, já que rejeitava as posições políticas daquele grupo: “Todas as desgraças que afligem nossa bela França devem ser atribuídas à ideologia, essa tenebrosa metafísica que, buscando com sutilezas as causas primeiras, quer fundar sobre suas bases a legislação dos povos, em vez de adaptar as leis ao conhecimento do coração humano e às ideias da história.” (CHAUÌ, Marilena. O que é ideologia).
Mas é, sobretudo, com Marx e Engels, que a explicitação do conceito veio enriquecer o debate em torno do assunto e de sua aplicação, ao advertirem sobre a necessidade de levar em conta o conhecimento ilusório, que mascara os conflitos sociais. Segundo a concepção marxista, a ideologia adquire um sentido negativo, como instrumento de dominação de uma classe sobre outra.
3. Conceito marxista de ideologia
O conceito marxista de ideologia está ligado ao de alienação (fazer leitura da pág.120 e rever capítulo 6, “Trabalho, alienação e consumo”).
Segundo Marx: “ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o individuo é levado a pensar, sentir e agir da maneira