marketing
Indicadores de tempo
Gestão de materiais de ciclo produtivo
Sazonalidade e manutenção de estoque
Sistema integrado de adm de materiais
Analise estratégica da projeção de materiais para o futuro
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/72764/000870966.pdf?sequence=1 https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5281/000423806.pdf?sequence=1 Introdução
Esta dissertação traz como tema principal a movimentação de materiais dentro de uma rede de supermercados com enfoque no indicador de tempo, o ciclo produtivo a sazonalidade e a manutenção do estoque.
Os supermercados oferecem uma ampla variedade de produtos como perfumaria, frios e laticínios, padaria, hortifrúti, açougue com carnes frescas, limpeza e higiene entre outros. Os supermercados passaram a impulsionar uma criação de demandas que, no senso comum, transformaram se em primeira necessidade, na verdade a ida ao supermercado passou a ser considerada uma própria necessidade.
Os supermercados prosseguem na missão de abastecer cada vez com melhores lojas e serviços o consumidor brasileiro. No momento se vivencia um ótimo período de crescimento, onde os supermercados no Brasil crescem em vendas, números e formatos de lojas e na qualidade dos serviços prestados a população de todas as classes, todas as rendas.
Segundo Guarnieri et al. (2006, p. 3), as crescentes exigências da competitividade dos mercados permitiram que as empresas adoptarem métodos e equipamentos mais eficientes a fim de melhorarem a sua produtividade e a qualidade dos serviços prestados. A logística empresarial fez com que as empresas adquirissem um maior controlo de todas as actividades de movimentação e armazenagem, facilitando assim, a verificação eficiente do fluxo de mercadorias, ou seja, desde o carregamento inicial de materiais de um fornecedor, até à venda do produto fabricado ao consumidor final.
Segundo Meyers