Ideologia
Cultura e Ideologia:
Cultura e ideologia estão relacionadas totalmente, onde a segunda necessita da primeira; Ideologias podem ser mais ou menos consolidadas, na medida em que expressam símbolos, critérios, atitudes de indivíduos ou de grupos sociais . Elas também articulam as ideias de grupos ou até mesmo de classes sociais. Nesses casos, o controle das informações é mais evidente do que o acolhimento e a seleção.
As ideologias grupais estabelecem e mantêm alguma forma de dominação entre dirigentes e dirigidos, funcionando como cimento social dos grupos.
Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) analisam a relação entre a cultura e a ideologia, em exemplos muito simples. A principio, Adorno e Horkheimer apontaram a possibilidade de homogeneização das pessoas, grupos e classes sociais; esse processo atingiria todas as classes, que seriam seduzidas pela indústria cultural, pois esta coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria ou produto cultural. Cria-se assim uma subjetividade uniforme e,por isso,massificada.
Breves exemplos de culturas populares/ideológicas:
Superstições
São uma série de crenças populares que não possuem nenhuma explicação,