Ideologia
Introdução:
A maioria dos lingusitas não se preocupou mais com as relações entre a linguagem e a sociedade, não mais cuidou das vinculações entre a linguagem e os homens que dela fazem uso. Sua preocupação passou a ser a análise das relações internas entre os ELEMENTOS linguintisticos. Estabelecendo assim a chamada Linguistica Estrutural.
Passou-se a perceber então que o ambito dos estudos lingusiticos como um conjunto de práticas puramente Ideológicas.
Conclusão: A intenção do texto é verificar qual é o lugar das determinações ideológicas neste complexo fenomeno que é a linguagem, analisar como a linguagem veicula a ideologia, mostrar o que é ideologizado na linguagem.
2. Marx e Engels dão as primeiras dicas
Primeiro mostra que a linguagem é determinada pelas condições sociais entquanto a segunda revela que a linguagem goza de autonomia em relação ás formações sociais
A liguangem é um fenomeno complexo que pode ser estudado de múltiplos pontos de vista, pois pertence a diferentes domínios. É ao mesmo tempo individual e socialfísica fisiológica e psiquica.
É preciso então distinguir os niveis e as dimenções da linguagem.
3. As primeiras distinções.
É preciso fazer a distinções entre o sistema virtual (a língua) e a sua realização concreta. O sistema é social no sentido de que ele é comum a todos as falantes de uma dada comunidade lingística.
Saussure comparava como u jogo de xadrez. Para o Jogador não importa o formato o materias das peças. O que importa é que as peças se distingam de algum modo, pois essa diferenciação lhes dá valor diferente, e que elas se movam no tablueiro segundo determinadas regras.
Ex: mala e mata. É atravez do t e do l que as palavras se diferenciam, e que cada uma tenha o seu valor.
(regras gramaticais)
O sistema é um conjunto de elementos com uma organização interna, ou seja com estrutura.
É necessário distinguir discurso de fala:
Discurso – são