Mercado Financeiro
A sigla de CDI quer dizer Certificado de Depósito Interbancário, e é definido como a taxa média de empréstimo de dinheiro entre instituições financeiras para o mercado “overnight”, e utilizado como indicador de rentabilidade diretamente ligada a uma grande parcela dos fundos de investimento do mercado Brasileiro.
Taxa Básica Financeira (TBF)
A Taxa Básica Financeira (TBF) é uma taxa média ajustada, divulgada diariamente pelo Banco Central, que tem como base de cálculo as taxas médias de captação de Certificados de Depósitos Bancários e Recibos de Depósitos Bancários prefixados emitidos pelos 30 maiores bancos brasileiros, por volume de depósitos a prazo fixo. Em linguagem simplificada é a taxa média de mercado das aplicações em CDB e RDB pré-fixadas. A partir dela que o Banco Central calcula a Taxa Referencia – TR, que é utilizada na correção das aplicações em Caderneta de Poupança e prestações do Sistema Financeiro da Habitação.
Taxa Referencial (TR)
A Taxa Referencial (TR) é divulgada diariamente pelo Banco Central, obtida pela por meio da aplicação de um redutor diário sobre a Taxa Básica Financeira (TBF). Este redutor diário é definido pelo governo, levando-se em consideração a política monetária, fatores conjunturais, equilíbrio e distribuição dos ativos financeiros e outros.
Risco das taxas no cenário atual:
Na minha opinião, esses indexadores podem gerar certo risco aos investidores que estão indexados a tais taxas, devido o fato de uma possível baixa da taxa básica de juros (SELIC).
Uma indefinição do governo ou mesmo uma queda brusca da taxa, poderia refletir diretamente nesses indexadores.
Talvez seja inesperada essa atitude do COPOM, porém em 2013 eu não esperava essa alta de quase 3 pontos percentuais na taxa, porém ela ocorreu e deixou quase todos investimentos de renda fixa comprometidos, na minha visão.