Ideologia
CURSO DE DIREITO
RANDRESSA LIMA NOGUEIRA
A IDEOLOGIA
Imperatriz
2011
RANDRESSA LIMA NOGUEIRA
A IDEOLOGIA
Trabalho apresentado ao curso de Filosofia do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão para obtenção de nota no primeiro semestre em Direito.
Orientador: Artur Alexandre Barros da Costa.
Imperatriz
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca conceituar e mostrar o que é a ideologia, explana o desenvolvimento das grandes ideologias modernas, que tem seu marco inicial com a Revolução Francesa ao fim do século XVIII, retrata como as classes dominantes atuam e as não-dominantes se deixam levar. Fala sobre o senso comum e o bom senso, a ideologia e seus sentidos, como o lado negativo e o positivo. Comenta sobre suas varias faces, idéias, ações e concepções, segundo alguns autores renomados, como também o discurso contrário ao pensamento ideológico. Inegavelmente este trabalho demonstra o que a sociedade mundial vive nos dias atuais, que tem ideologias em todas as partes, basta parar um pouco e pensar para perceber este fato.
DESENVOLVIMENTO
O ponto inicial da ideologia na Revolução Francesa se deu no modo em que a ordem social se encontrava, o sucesso, a distribuição da riqueza e o poder político em um lugar onde vigorava, ora uma sociedade igualitária, com objetivo de igualdade entre as pessoas, e ora elitista, favorecendo os elementos de um grupo, formando uma elite. Com estas idéias, se representam o mundo de ideologias em que as pessoas vivem, elas estão presentes em todas as partes e de todas as formas, como as crenças, as representações de mundo, entre outras. A palavra é de raiz grega, significa o estudo das idéias, segundo o filósofo