ideologia
CURSO: FARMÁCIA
PERÍODO: 1º
PROFESSOR: EDUARDO SIMÕES
VALOR: 5,0
NOTA__________
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA
Data: ___ /___ / 2013
ACADÊMICO (a):
Com relação ao texto IDEOLOGIA, respondam as seguintes questões:
Questão 01- Releia a definição de ideologia dada pelo texto e responda, em poucas palavras: O que é? Para que serve? Por que surge? (Ideologia em sentido restrito é a que nos importa).
Questão 02- Explique porque o conteúdo das frases a seguir é ideológico. Aplique os conceitos adequados conforma o texto (lacuna, inversão, aparecer social, universalização, abstração). Justifique sua resposta.
a) O Estado é uma instituição que está a serviço de todos.
b) Isto é legal, portando justo e legítimo. c) A sociedade burguesa é formada por três tipos diferentes de proprietários: o capitalista (proprietário do capital); o dono da terra (proprietário da renda da terra); e o trabalhador (proprietário do salário). Se todos são proprietários, embora de coisas diferentes, então todos os homens dessa sociedade são iguais e possuem direitos iguais.
Questão 03- Os provérbios têm um valor positivo enquanto expressam a sabedoria popular. Mas, dependendo da situação em que são aplicados, adquirem contornos ideológicos. Justifique isso comentando os seguintes:
“Em boca fechada não entra mosca”.
“Feliz é quem só quer o que pode e só faz o que quer”.
“A quem nada deseja nada falta”.
“De grão em grão a galinha enche o papo”.
“Cada um por si e Deus por todos”.
“Cada macaco no seu galho”.
Questão 04- Analise o aspecto ideológico da seguinte afirmação: “As diferenças sociais existem devido a diferenças de natureza, talento e esforço. Portanto, pode-se observar que geralmente as pessoas são pobres por serem incompetentes, preguiçosas ou pouco esforçadas”.
Questão 05- Bertolt Brecht, dramaturgo e poeta marxista, faz no poema a seguir uma denúncia da alienação e da ideologia. Interprete e justifique: