Organização por Processo
Em meados do sec. XVII, surgiram as primeiras mudanças de forma organizada de trabalho,naquele tempo , a sociedade brasileira era totalmente dependente de atividades agrícolas.Com a introdução das máquinas,existiu a necessidade de um processo de organizado de trabalho. Em 1976, o economista Adam Smith,descreveu um novo sistema de produção,no qual organizava de forma processual,funções e tarefas,que os operários iriam exercer. Com a revolução industrial,começava-se à pensar, em processos de negócios,em que o objetivo era o aumento de produtividade,substituindo assim, o modelo de habilidade humana,que reinava em todo o mundo.
Hoje podemos perceber que,uma grande tendência pro terceiro milênio é administrar as organizações como conjunto de processos interligados,e não mais como conjunto de departamentos independente. À organização por processo permite administrar funções permanentes assimilando, a um elo de corrente, e não à departamentos isolados. O resultado,é uma cadeia horizontal de processos,que,produz mais resultados,uma vez que reformula o modo de administrar todas operações,assim orientando todas as funções para solução de um problema.
Uma seqüência de atividades que transformam insumo em produto final é chamada de Processo Organizacional,sendo que o principal processo, é o produtivo,que transforma matéria prima emem componentes chamados produtos acabados. O processo produtivo,é uma pequena parte de um maior processo chamado de cadeia de suprimento,que começa desde o fornecimento da matéria prima,e acaba com o produto sendo comercializado pelo cliente final.
Aplicações da Organização por Processo.
A Organização por processo,é apropriada quando a organização,tende a trabalhar de forma coordenada,todas as funções,por meio de comunicação entre todos os departamentos envolvidos,melhorando assim a eficiência ao longo do processo. A necessidade de uma ligação estreita entre fonte de fornecimento e mercados e clientes,