Ideologia e publicidade a perda da identidade na sociedade em massa formação do consumidor
A perda da identidade na sociedade em massa
Formação do consumidor
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. É um mecanismo que repercute conceitos e comportamentos que são vigentes numa sociedade. Para Karl Marx, a ideologia age como instrumento de dominação entre classes sociais. É um fator discutido há várias décadas e sempre se manteve atual, sobretudo quando aliado à introdução de novos dispositivos como a Publicidade e a Propaganda. A grande explosão da comunicação através dos meios de comunicação em massa permitiu a proliferação da chamada propaganda ideológica, que, segundo Nélson Jahr Garcia, tem por função formar a maior parte das idéias convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.
Os meios de comunicação estão presentes na vida de todos de forma geral, e atingem as pessoas em casa e na rua, de manhã e à noite, em todos os lugares e em todos os horários. A capacidade gigantesca de penetração desses meios na vida da sociedade, faz com que a propaganda influencie cada vez mais a opinião das pessoas sem que elas percebam isso. Desse modo, são levadas a agir da forma que lhes é imposta, mas que parece por elas escolhida livremente. Obrigadas a conhecer a realidade somente naqueles aspectos que tenham sido previamente permitidos e liberados, acabam tão envolvidas que não têm outra alternativa senão a de pensar e agir de acordo com o que pretendem delas. Assim, constrói-se uma estrutura mantenedora de princípios e ideais adotados por uma minoria e aplicados sobre uma maioria.
Para adquirir um produto, o consumidor passa por uma enormidade de informações que se materializam através da publicidade, a qual acaba por exercer uma ação dominadora, resultando na maioria das vezes no consumo, mesmo que desnecessário. Assim, toda publicidade tem por finalidade atingir a sensibilidade do consumidor e de tudo que afeta suas decisões. A