Identificação por voz
1. Sistemas de Identificação por Voz:
A tecnologia de identificação por voz foi iniciada na década de 1960, e desde então, tem sido submetida a uma investigação e desenvolvimento, atingindo as dimensões imensas, hoje evidenciadas.
É uma tecnologia barata e relativamente precisa, o que permitiu um desenvolvimento tão grande tão pouco tempo. Ela consiste na identificação de uma pessoa, através dos atributos biométricos da sua voz.
Cada pessoa possui um conjunto de atributos biométricos da sua voz (são pessoais e diferentes de individuo para individuo.). Atributos esses que são o tom, timbre, amplitude de onda sonora, nível harmónico e altura.
Para poder existir uma identificação é necessário que exista uma amostra da fala do utilizador, amostra essa que é armazenada e denominada ‘voiceprint’ e que contém as informações sobre todas as características vocais do utilizador.
O indivíduo que se pretende identificar deve fornecer uma amostra da sua voz, para o microfone existente no sistema. Esta amostra fornecida vai ser comparada com a amostra pré-existente do utilizador. Se coincidirem, então a pessoa é identificada.
2. Vantagens e Desvantagens do Sistema de Identificação:
Como vantagens destacamos:
a) Margem de erro é bastante reduzida;
b) Tecnologia barata;
c) O utilizador não necessita decorar nenhuma passe ou código.
Agora como desvantagens destacamos:
a) Impossibilidade de utilização deste sistema quando o individuo se encontra doente, rouco, nervoso (situações que alterem as características vocais);
b) O processo pode ser afetado pelo ruído;
c) A voz do utilizador, ao longo dos anos pode sofrer alterações;
d) Pode ser “enganado” com uma gravação.
3. Reconhecimento de Voz em Aparelhos Eletrônicos:
Aparelhos mais comuns, como celulares, só reconhecem expressões gravadas previamente quando o comando de voz é captado, o sistema de reconhecimento traduz as vibrações sonoras emitidas pela fala,