Identificação de equipamentos de laboratório e medidas volumétricas.
Autores: Anderson Dantas Lima Santos, Antônio Raphael Teixeira Martins, Hugo Leonardo Badaró Oliveira Santos, Jorge Gomes Luengo Rojals.
Resumo
O objetivo desta prática foi mostrar aos alunos os equipamentos de proteção individual e coletivos presentes em um laboratório, visualizar e manipular vidrarias básicas da química analítica, propiciando o entendimento de suas características a fim de se obter medidas o mais confiáveis possíveis, evitando o desperdício de materiais, preservando a integridade dos envolvidos e dos instrumentos utilizados. Foram comparadas amostras de água destilada aspiradas em pipetas volumétricas e graduadas, transferidas para recipientes como proveta, béquer graduado, balão volumétrico e erlenmayer, onde se observou grandes variações entre o volume aspirado e o volume transferido.
Introdução
O laboratório de química mostra-se como uma das principais ferramentas para o aprendizado da química, neste, são realizadas as práticas embasadas nas explanações em sala e assim, garante-se o fechamento do ciclo teórico-prático acerca das grandes possibilidades do desenvolvimento de experimentos bem como, mostrar a realidade de algo imaginado em sala de aula. Para o uso de tal estrutura didática existe um conjunto de materiais e métodos que abrangem desde as normas básicas de comportamento, passando por noções de segurança até a prática propriamente dita. Tendo em vista a evolução do entendimento químico, os discentes dos cursos cuja química faz-se necessária devem munir-se de conceitos básicos bastante estruturados a fim de permitir a evolução futura e o consequente sucesso acadêmico e profissional.
Material e Métodos
Para assumir os objetivos propostos na formação do entendimento químico, no que tange à prática laboratorial, utilizou-se a seguinte concepção metodológica:
Como estrutura básica foi utilizado um laboratório de química com