Identificação de células da epiderme do bolbo da cebola
Este trabalho teve como objetivo a observação microscópica da célula da epiderme da cebola, onde se identificou as diferentes estruturas celulares da célula vegetal, analisou a constituição da célula eucariótica vegetal e, para melhor observação do núcleo, se adicionou corante de Safranina.
O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta camadas carnudas e sobrepostas. Cada camada é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície de cada uma dessas camadas existe uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objeto de observação microscópica.
Observação de núcleos celulares: retirar camada externa do bolbo da cebola e realizar um corte fino. Puxar com a pinça a camada superficial contrária a extremidade, retirando uma película extremamente fina. Colocar a película no vidro de relógio e gotejar Safranina em cima. Colocar a película numa lâmina e cobrir com uma lamela. Visualizar o material no microscópio, analisando a estrutura. https://www.google.pt/search?q=Identifica%C3%A7%C3%A3o+de+c%C3%A9lulas+da+epiderme+do+bolbo+da+cebola&newwindow=1&safe=off&hl=pt-PT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=kWFlUoHANcbT7AaMoICQAw&ved=0CDgQsAQ&biw=1280&bih=879 A observação do bolbo da cebola proporcionou uma percepção de distintos componentes celulares. mu7ijjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj8pç098ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººtrabalho de