A Ce Lula
Animal e vegetal
Introdução
Na aula de biologia e geologia, foi proposto pela professora a realização de uma experiência prático-laboratorial, em que se pretendia dar a conhecer aos alunos como é a organização e a estrutura de uma célula vegetal(a célula da cebola e da folha de uma planta)e uma célula animal (epitélio lingual) por meio do microscópio óptico, com o objetivo também de possibilitar a identificação de diversas estruturas celulares, já que nestas ultimas aulas temos estado a estudar sobre Células.
A célula
A célula é a unidade básica estrutural e funcional da vida comum a todos os seres vivos. É responsável pelos processos vitais, reprodução, desenvolvimento e hereditariedade.
Dado que na natureza nada surge do nada, com as células não é diferente: estas têm origem em células pré-existentes.
A maioria dos organismos, são unicelulares como as bactérias, cianófitas, leveduras, protozoários e algas unicelulares (constituídas por uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos e outros seres vivos, são pluricelulares (constituídas em mais que uma célula).
A estrutura foi descoberta graças a Robert Hooke e ao microscópio. A partir daí, devido aos avanços tecnológicos e várias experiências laboratoriais, foram-se detectando os demais constituintes celulares. Essas observações permitiram classificar as células e os seres vivos em diferentes parâmetros: unicelulares/pluricelulares, eucarióticas/procarióticas, animais/vegetais (e outros reinos).
As células podem ser classificadas como:
Células procarióticas: constituem o tipo de células mais simples, e são representadas pelas cianobactérias e bactérias, também chamados procariontes ou procariotas. Este tipo de células não apresenta núcleo mas sim um nucleoide. A fotossíntese e respiração celular ocorrem nas membranas.
Células eucarióticas: são células complexas e de maiores dimensões, que apresentam núcleo e fazem parte das células que irão ser