Projeto De Pesquisa 2
A existência do Estado só e possível mediante a legitimação deste através de pontos específicos como território definido, povo e soberania. Num regime democrático, por exemplo, no Brasil, o Estado visa conceder e garantir a liberdade e igualdade através do uso da força. Somente o Estado pode fazer uso da coação para garantir a ordem. Diante de tal conceito legitimado por este mesmo povo, que passa por transformações no que tange concepções ideológicas e visão de mundo emerge organizações sociais em defesa de um ideal especifico. Ideal este as vezes que vai de encontro à ordem estabelecida pelo Estado, pois o próprio Estado garante a luta por defesa de princípios alicerçados na Constituição de 1988, exemplificando o caso Brasil. Nesse momento deparamos com uma situação paradoxal de um Estado que garante a liberdade de expressão ou luta por algo, mas age com coação para garantir a ordem. Diante desse imbróglio o presente projeto visa traçar um diagnóstico da percepção do individuo, o policial, que esta dentro desta instituição que garante a liberdade e a ordem mediante a coação.
Metodologia
Para traçar esse diagnóstico da percepção do policial o presente projeto alicerçara em aplicação de questionários para policiais de várias faixas etárias de acordo com seu tempo de trabalho na instituição. Importante dividir por percepções de varias faixas como um PM novo na corporação, outro com experiência mediana e outro com muitos anos, com vistas a entender a dinâmica do uso da coação para garantir liberdade e manter a ordem. Utilizaremos de meios digitais como vídeos, fotos, gráficos para ilustrar e embasar o estudo. Por aplicar questionários o presente projeto será uma pesquisa de cunho quantitativo.
Referencial Teórico Para muitos teóricos, dentre eles Hans Kelsen, o Estado é a nação politicamente organizada. Ainda segundo o renomado professor Octaviano Nogueira, o Estado é mais antiga e mais importante das instituições políticas, e para que