Células eucarióticas animais e vegetais
O trabalho prático realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia teve como principais objectivos:
. Verificar que a célula é a unidade estrutural e de função dos seres vivos.
. Conhecer a constituição das células eucarióticas animais e vegetais.
. Identificar as diferentes estruturas constituintes das células animais e vegetais.
. Distinguir células animais de vegetais.
. Verificar que os diferentes corantes actuam de diferente modo nas estruturas celulares.
. Aprender a manusear o microscópio óptico.
Introdução
Neste relatório, realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tenciona-se tratar sobre o trabalho prático, no qual se observou células do tecido não clorofilino da epiderme das túnicas da cebola e células do epitélio lingual através do microscópio óptico.
Este relatório vai tratar sobre as várias observações feitas ás células durante o decurso do trabalho prático, dos corantes utilizados e da forma como actuam nas estruturas celulares, das várias estruturas celulares observadas e das diferenças encontradas nas células da epiderme da cebola (célula vegetal) em comparação com as células do epitélio lingual (célula animal).
Introdução teórica:
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos.
As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas.
As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática.
É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais. As células vegetais possuem organelos similares aos das células animais, mas no entanto possuem