artropódes
Curiosidades sobre as Borboletas
As borboletas são muito mais encontradas em regiões tropicais, devido ao calor e ao alimento em abundancia. A borboleta tem como alimento principal o néctar e as flores, porém, logo quando a borboleta sai do ovo, ou seja, quando ainda é uma pequena lagarta ela se alimenta apenas de folhas e restos de vegetais.
A borboleta é um animal pequeno e delicado, elas podem ter o peso mínimo de 0,3 gramas e as mais pesadas podem chegar a pesar 3 gramas, que é o caso da maioria.
Foi comprovado há um tempo atrás, que alguns tipos de borboletas que podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa, tudo isso na sua grande variedade de espécies, no total existem mais ou menos 200 mil espécies de borboletas, porém apenas 120 mil destas espécies foram comprovadas cientificamente.
Uma das coisas mais incríveis da natureza, sem dúvida alguma é a metamorfose de uma borboleta.
Infelizmente e normalmente a beleza da borboleta dura apenas duas semanas, e elas geralmente usam essas duas semanas para se reproduzir, e por isso, é tão grande a variedade e a quantidade de borboletas no mundo.
Algumas espécies podem permanecer na natureza até seis meses, uma delas se chama borboleta monarca, que é encontrada no Sul de Portugal.
Borboleta é um termo comum da zoologia, denominação recorrente que designa os exemplares da ordem de insetos dos lepidóptera. As características das borboletas em seu estado adulto são três pares de patas e dois pares de ases cobertas de escamas de cores variadas dependendo das espécies. As borboletas põem ovos que dão origem a larvas chamadas pupas.Estas últimas produzem a seda e formão depois um casulo ou crisálida, que se transformará numa borboleta.
As antenas das borboletas têm o mesmo papel que o nariz no caso dos humanos. Mas evidentemente, as antenas das borboletas são muito mais sensíveis aos odores do que os nossos narizes. As antas estão separadas uma da outra de forma a permitir localizar fontes de