Identidade
• Identidade: conjunto de caracteres próprios de uma pessoa, que permite que o eu reconheça a sua diferenciação em relação ao outro. Ela explica o sentimento pessoal e a consciência da posse de um eu, de uma realidade individual, que torna cada um de nós em sujeitos únicos. Desta forma a identidade é algo mutável, em permanente transformação, pois está em constante mudança, como por exemplo, a passagem da infância para a adolescência e posteriormente para a idade adulta. Por fim, o termo identidade aplica-se à delimitação que permite a distinção de uma unidade.
• Estigma: refere-se às marcas como construção de uma identidade – como, por exemplo, o uso de piercers, tatuagens e até mesmo marcações a ferro – para poder expressar a liberdade, símbolo de status, bens e dinheiro enfim, o processo de estigmatização pode permear a vida cotidiana.
2) Qual é a importância da família,amigos e ídolos na formação da identidade?
R: A importância da família, amigos e ídolos na formação da identidade, é que através de um simples olhar, o individuo começa a compreender a dimensão de valor que este possui. E, ao longo do processo de diferenciação, a criança toma como objeto de identificação outras pessoas significativas que se tornam como fonte de inspiração para a formação de sua identidade.
3) Há possibilidade de mudança(s) da identidade? Se sim,estará ocorrendo a “perda” da identidade?
R: Sim, há possibilidade de mudança da identidade, pois esta é algo mutável que permanece em transformação. Porém, não está havendo a “perda” da identidade, pois o indivíduo permanece com a mesma essência, mesmo diante de transformações referentes a questões inexoráveis.
4) Quais são os efeitos dos estigmas na vida do indivíduo ou grupo? E na redescoberta do outro?
R: Os efeitos são atributos facilmente reconhecíveis como carregados de um valor negativo para a maioria das pessoas e determinam, para o individuo, um destino de exclusão ou a