Identidade étnico-cultural
Diretor: Francisco Ângelo de Oliveira Júnior
Professora: Josenita Seixas
Alunos: Dener de Souza e Souza
Everson dos Santos Lobato
Ewerton Pacheco Assis
Francisco Fernandes dos Santos
Gerald Souza Barros
Marlon Santana Sarges
Roberto da Silva Mendonça
Disciplina: Sociologia
Série: 1º Ano Turma: M1TR01 Turno: 2º Data: 08/11/2012
IDENTIDADE ÉTNICO-CULTURAL
Portel-PA
Apresentação
Este trabalho tem como tema a Identidade Étnico-Cultural, e o mesmo servirá para obter conhecimento do grupo e da turma em geral sobre o assunto e será apresentado para obtenção de nota da 4º avaliação da disciplina Sociologia, que é ministrado pela professora Josenita Seixas.
De acordo com Stuart Hall, Identidade é a igualdade completa. Cultural é um adjetivo de saber. Logo, a junção das duas palavras produz o sentido de saber se reconhecer. Muitas questões contemporâneas sobre cultura se relacionam com questões sobre identidade. A discussão sobre a identidade cultural acaba influenciada por questões sobre: lugar, gênero, raça, história, nacionalidade, orientação sexual, crença religiosa e etnia.
IDENTIDADE ÉTNICA-CULTURAL NEGRA
Segundo Raul Lody, Ao lado das culturas nativas, a cultura africana é especialmente importante na história dos países que foram escravocratas. É preciso considerar a influência africana nos conceitos estéticos dos colonizadores e a participação de sua cultura na formação da identidade dessas civilizações.
Na cultura africana, o corpo é um espaço de manifestação artística, especialmente a cabeça, de modo que, segundo LODY, R. "os cabelos e os penteados assumem para o africano e os afrodescendentes a importância de resgatar, pela estética, memórias ancestrais, memórias próximas, familiares e cotidianas."
Bem como o efeito dos cabelos, outros elementos são incorporados à imagem, como cita Jocélio Teles dos Santos, "a maquiagem negra circunscrita à reprodução de um estilo