Identidade e personalidade
Muito se fala e se confundem os conceitos de personalidade e identidade, mas quais são as principais semelhanças e diferenças? Ao longo do tempo, os conceitos de personalidade e de identidade, confundem-se pelo senso comum, porem ambas são conceitos muito diferentes, entre si. Personalidade: O conceito de personalidade é complexo, podemos encontrar varias definições, originadas em várias teorias ou mesmo várias “escolas de pensamento”. Não existe uma definição exata e completa, tendo em conta as várias teorias e as várias perspectivas existentes. De forma generalista e resumida, personalidade é uma organização interna e dinâmica do sistema psicológico, com todos os seus componentes. Esta mesma organização define padrões relativamente coerentes de comportamentos, atitudes, pensamentos, sentimentos e emoções. Esse padrão embora alterável constrói-se e reconstrói-se de forma gradual. Os elementos e componentes que a vão constituindo, inicialmente são mais um elemento, mas posteriormente contribui para a integração do próximo componente ou experiência.
A personalidade é: * Uma organização, um todo, funcionando como um conjunto e não como um conjunto de partes individuais. * Dinâmica, embora geralmente não se altere radicalmente, está longe de ser considerada estática ou mesmo imutável. * Psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e os seus processos. * O “filtro” entre a pessoa e o mundo, definindo a forma como se relaciona com o mundo interno e externo. * Um constructo analítico e abstrato, não existindo fisicamente, expressando-se unicamente em padrões de comportamento, pensamento e emoções.
Identidade:
A identidade é o conjunto total das nossas características próprias que nos fazem únicos e exclusivos, diferentes de todos os outros seres humanos e todos os outros animais. O que nos faz únicos e exclusivos do resto das pessoas