origem da resunalidade
2408 palavras
10 páginas
As Origens da Personalidade Este trabalho visa apresentar indícios de multiplicidade na personalidade, nas emoções, nos comportamentos, e nas atitudes que caracterizam cada indivíduo, distinguindo-os uns dos outros.
Serão examinados diferentes aspectos que fazem com que a personalidade de uma criança seja diferente de outra, além dos aspectos que estimulam e criam as peculiaridades e os hábitos sociais que compõem a formação da personalidade. Na primeira metade do século XX, a visão que predominava entre os psicólogos era de que a personalidade é permanentemente moldada pelos atos dos pais, mas especialmente da mãe, nos primeiros anos da infância. Ao pesquisar sobre personalidade verificamos que há duas grandes perspectivas teóricas sobre como isso ocorre (WATSON apud, 1928).
Teoria da aprendizagem
Na perspectiva da teoria da aprendizagem, a personalidade é modelada à medida que os pais aprovam ou punem as atitudes espontâneas dos filhos. Os behavioristas propunham, por exemplo, que se os pais sorrissem e pegassem o bebê com vislumbre de sorriso, o bebê se tornaria uma criança e um adulto, mais feliz, de maneira analógica, se os pais aborrecem o bebê, tirando, por exemplo, o bico quando o bebê está mamando feliz, ou puxe de brincadeira um brinquedo favorito que uma criança maior está agarrando, essa criança desenvolverá uma natureza desconfiada e possesiva. Esta afirmação é a mais forte dessa visão inicial e proveio de John Watson, o principal behaviorista da época, é que a criação de uma criança feliz e bem ajustada, recai inteiramente sobre os pais (WATSON apud, 1928).
A partir dos três anos os pais já determinaram se acriança crescerá como uma pessoa feliz, saudável e bondosa, se será lamurienta, queixosa, neurótica, raivosa, vingativa, dominadora, ou uma pessoa cujos movimentos na vida serão guiados pelo medo. Os behavioristas mais recentes incorporaram a aprendizagem social à formação da personalidade, eles descobriram que as crianças são