Identidade e estigma
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – 1° Período
Turno: Noturno
Preparação Prévia 26 de fevereiro de 2013.
Questões para debate
1- Conceitue identidade e estigma.
Identidade: do latim identĭtas, a identidade é o conjunto das características e dos traços próprios de um indivíduo ou de uma comunidade. Esses traços caracterizam o sujeito ou a coletividade perante os demais. Por exemplo: “A Francesinha faz parte da identidade portuense (do Porto)”, “Uma pessoa tem o direito de conhecer o seu passado para defender a sua identidade”. A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitos dos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, o meio envolvente exerce influência sobre a conformação da especificidade de cada indivíduo. Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes.
Estigma:O termo estigma, entre os antigosgregos, designava "sinais corporais com os quais se procurava evidenciar alguma coisa de extraordinário ou de mauacerca do estatuto moral de quem os apresentava"; tratava-se de marcas corporais, feitas com cortes ou com fogo,que identificavam de imediato um escravo ou um criminoso, por exemplo. O conceito atual é mais amplo; considera-se qualquer característica negativa ou positiva, marca, sinal, cicatriz, tatuagens, manchas e apelidos, esses mesmos fazendo o individuo ser reconhecido por toda a sociedade.
2- Qual é a importância da família, amigos, e ídolos na formação de identidade?
Hoje em dia para que se forme uma identidade usamos pessoas como exemplos, espelhos, e tomamos como base algumas características do seu comportamento. Isso acontece desde quando nascemos, quando por influencia da nossa família aprendemos a ter algumas atitudes, que, às vezes, acabam se tornando