identidade e estigma
1.2 Qual é a importância da família, amigos e ídolos na formação da identidade?
A medida que um indivíduo vai crescendo ele vai formando sua própria identidade, e vai sendo influenciado por aqueles que estão ao seu redor e que de alguma forma ele admira.
1.3 Há possibilidade de mudança(s) da identidade? Se sim, estará ocorrendo a “perda” da identidade?
Sim há possibilidade da mudança da identidade de uma pessoa, já que a identidade é algo em contínua transformação. Não, em vista que formamos nossa própria identidade com situações que vivemos no decorrer de nossas vidas e que acabam influenciando em nosso modo de ser, pensar e agir.
1.4 Quais são os efeitos dos estigmas na vida do indivíduo grupo? E na redescoberta do outro?
Muitas vezes esses estigmas são marcas que levamos para vida toda, que podem ter influências capazes de mudar a forma de uma pessoa ou grupo agir ou pensar para toda a vida, fazendo do modo de vista dela, ser alguém de sucesso ou nem tanto. A medida que você vai conhecendo uma pessoa vai sabendo quais são os estigmas que está pessoa carrega e que levaram ela a ser do modo que é.
2. Pesquisa de campo: Observe as pessoas com quem você convive. Constate marcas (estigmas) pessoais, identidades que apresentam em seus diferentes papéis de líder, chefe, autoridade, amigo, familiar, colega de trabalho. Escolha uma destas pessoas e entreviste-a:
• Qual razão levou-a a marcar o seu corpo? Tenho 4 tatuagens